Música da semana - Lançamento Preview Lighten Set DJYeshi

Música da semana - Lançamento Preview Lighten Set DJYeshi LightenSet Preview by DJYeshi

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os efeitos do sexo no ser humano

Depois de postar sobre "os poderes do esperma", pra quem tem curiosidade quanto ao assunto, resolvi postar essa matéria, so pra todo mundo ter mais certeza que sexo é bem mais do que imaginamos!

A parte boa do negocio

- O que acontece:

O sexo faz um rebuliço com a imensa cadeia de processos físicos e químicos do nosso organismo. Depois da excitação, há um aumento da liberação de hormônios sexuais (estrógeno, na mulher, e testosterona, no homem) e de adrenalina, que preparam o indivíduo para o ato sexual. O efeito dessa elevação química é imediato: a circulação sangüínea aumenta, o coração dispara, os pêlos eriçam, a pele enrubesce e a região genital, com uma grande concentração de sangue, se dilata.

Na mulher ocorre o inchaço vaginal e, no homem, a ereção. A respiração fica ofegante. Ao mesmo tempo em que a excitação cresce, outra substância entra em ação. É a endorfina, responsável pela sensação de prazer e satisfação. Nesse momento, a adrenalina está mais baixa e o organismo fica completamente inebriado pela endorfina.

O nível máximo de liberação dessa última substância corresponde ao orgasmo. É o momento no qual todas as células nervosas do cérebro descarregam seu conteúdo elétrico, promovendo o relaxamento físico total. Na mulher, durante esse clímax também é liberado outro hormônio, chamado ocitocina, responsável pela contração do útero
Ou seja, O sexo faz um rebuliço com os processos físicos e químicos do nosso organismo.

Por trás disso tudo:

Sexo é uma atividade física. Talvez a mais prazerosa delas. Mas não adianta querer ficar com um corpo de violão só praticando sexo. "Para uma vida saudável e longe do sedentarismo, é preciso que se queime 2.200 calorias. Se, em média, em uma atividade sexual queimamos 100 calorias, teríamos de fazer sexo três vezes por dia durante uma semana", brinca o médico esportivo Turíbio Leite.

Graças as tamanhas liberações de substancias e cargas elétricas do nosso corpo, fora a influencia da outra pessoa no processo, acontecem muitas outras coisas que nem imaginamos, como:

Melhora a circulação sanguínea
Durante o acto sexual, aumenta o número de pulsações por minuto, o que melhora a qualidade da circulação sanguínea.

Faz segregar substâncias benéficas 

Durante o sexo, o nosso organismo segrega substâncias químicas benéficas para a saúde. As endorfinas constituem um produto químico natural que possui o mesmo efeito da morfina, um analgésico e adjuvante do relaxamento. Estes calmantes naturais podem ajudar a lenificar a insónia, enxaqueca e as dores de costas e pescoço causadas pelo stress.

Melhora o aspecto exterior e a esperança de vida
Segundo o neuropsicólogo Davis Weeks, do Royal Edinburgh Hospital, na Escócia, a prática sexual durante três vezes por semana pode tirar-lhe dez anos de cima. Durante a última década, a sua equipa entrevistou 3.500 homens e mulheres europeus e americanos, entre os 20 e os 104 anos. Tinham algo em comum: pareciam mais jovens do que eram. Uma vida sexual activa parece ser um dos maiores determinantes quando se trata de parar os ponteiros do relógio. Apenas o desporto parece ser mais importante.
É intressante verificar que o sexo descomprometido com vários parceiros parece não produzir o mesmo efeito benfeitor; na verdade, pode mesmo levar a um envelhecimento precoce, uma vez que é passível de provocar tensão e preocupações.

Melhora o estado de espírito
Nas mulheres, uma vida sexual regular leva à segregação de uma hormona chamada oxitocina, a qual tem um efeito positivo sobre o humor das mulheres. Também ajuda a combater o stress, chegando mesmo a formentar a vida social.

Melhora o aspecto da pele
O sexo estimula a segregação de estrogénios, a chamada "hormona feminina". Esta hormona tem um efeito positivo sobre o aspecto da pele e do cabelo. A transpiração mais elevada do que o normal que se verifica durante o sexo contribui para eliminar sujidade dos poros, o que limpa a pele.

É um bom analgésico
A oxitocina tem um efeito analgésico. Está provado que a dor de cabeça e outras tipologias dolorosas desaparecem se a produção desta hormona aumentar.

É benéfico para músculos, ossos e sistema imunitário
Nos homens, a actividade sexual contribui pra fortalecer os músculos e ossos, assim como o sistema imunitário. Estes "efeitos secundários" positivos do sexo acontecem graças à testosterona, a hormona sexual masculina, cuja presença no organismo aumenta durante o sexo.

Melhora o aspecto físico
Se tiver uma vida sexual activa e frequente, o seu corpo libertará uma quantidade maior de feromonas. Estas são substâncias odoríferas que estimulam o comportamento sexual, acima de tudo daqueles que se encontram à nossa volta. Assim, pode dizer-se que, ao ter uma vida sexual activa, torna-se mais atraente aos olhos daqueles que o rodeiam.

É benéfco para o coração Fazer amor é uma actividade física, tal como o desporto, e tem, por isso, os mesmos efeitos para o coração que aquele proporciona. Pesquisas demonstraram que os homens que têm relações sexuais pelo menos duas vezes por semana correm menos riscos de sofrer um ataque cardíaco do que os homens que não têm uma vida sexual regular.

... e para a próstata
Pesquisas recentes provaram que uma vida sexual regular pode ter efeitos positivos para a próstata e ajudar a evitar do cancro da mesma. Uma vida sexual regular ajuda a eliminar substâncias nocivas, as quais, de outro modo, ficariam presentes neste órgão.

Combate o stress
Uma vida sexual regular e satisfatória favorece a harmonia entre o casal, assim como o relaxamento e bem-estar mentais e físicos. Além do mais, dá azo a uma boa noite de descanço, como o sabem provavelmente muitas raparigas e mulheres. Quantos homens não adormecem imediatamente após o sexo? Por outro lado, é também verdade que, se um casal não tem uma vida sexual satisfatória, tal será provavelmente uma fonte de tensão e stress.

Melhora o olfacto
A prolactina, uma hormona segregada durante o sexo, tem um efeito positivo sobre o nosso olfacto.

Fortalece o sistema imunitario
Quando a nossa vida sexual é satisfatória, o nosso sistema imunitário é fortalecido. O jogo amoroso faz libertar a Oxitocina, a qual contraria a produção do Cortisol - a hormona do stress - por mais tempo. Nessa altura, o corpo produz mais glóbulos brancos, o que aumenta a nossa imunidade. Uma boa vida sexual ajuda também contra a depressão. Estudos provaram que as mulheres que têm uma vida sexual activa têm menos rugas e um aspecto mais jonem.

Ajuda a prevenir a demência
O sexo é uma boa forma de evitar a demência. Estimula o fabrico de novas células cerebrais e seria dessa forma um remédio formidável contra a demência. Outros métodos que se podem ainda nomear são o jogging ou a resolução de criptogramas. Segundo o Professor Barlett, da Universidade de Queensland, o treino físico e mental aumenta a produção de novas células cerebrais e alimenta-as. Assim, as células mantêm-se funcionais e doenças como Parkinson ou Alzheimer são evitadas. A substância química que cuida das células é aparentemente estimulada durante o sexo. Assim, não necessita de fazer jogging para produzir novos neurónios, há outras formas mais agradáveis de o fazer...

Sem contar o maior de todos, ambos verem estelas no final...top!


E existem problemas relacionados a essa maravilha?

Infelizmente sim. O nível de insatisfação da maioria dos brasileiros é muito grande. Fatores que contribuem, são , falta de vontade, tempo, estresse, problemas de relacionamento, desvalorização da pessoa, problemas psicológicos como depressão, dentre muitos outros, sem contar a mais comum que é a auto insegurança (que não pensem ser coisa so de mulher não, e bem coisa de marmanjo também). Segundo a Psicóloga Maristela Vicentim, os problemas de insegurança podem estar muito mais ligados a problemas passados e individuais do que com a parceira ou parceiro. Bem complexo... E ai podem acontecer coisas quando acontece a insatisfação, ou a falta do sexo, como, a pessoa não se cuidar muito bem, ficar um tanto depressiva ou muito mais estressada que o normal, isso tudo relacionado a carga de testosterona que se acumula no organismo da pessoa. Como se fosse uma bateria sobrecarregando. Ai a questão, é encontrar um meio de suplantar essa tenção pra não enlouquecer. Principalmente nos relacionamentos, o dialogo entre o casal é imprescindível e fundamental.

Temos outros problemas alem dos de ordem psicológica, que afligem ambos os sexos, nos homens, principalmente a disfunção erétil e a ejaculação precoce. Tem homi que se priva de vida sexual por isso. Por mais tabu que seja, e mais medo de todo homem, mas tem tratamento.

Ali ambos podem encontrar formas diferenciadas de se relaxar juntos, variar as coisas, e retomar a vida sexual ( que com certeza viria bem melhor e mais intima que antes), já que a vida sexual corresponde a mais de um terço de uma relação, mas ate mesmo ela vai alem do ato sexual, assim como toda a relação.

Ou seja...:

Nada melhor que fazer sem culpa, com consciência, sem amarras, e curtir muito a outra pessoa. Sem contar o bem que isso faz...
Ou seja, sexo é o que há. Principalmente quando bem feito e prazeroso, com a pessoa que se ama. Ai sim o negocio é completo mesmo.

Vale lembrar de todas as formas de prevenção quanto a DSTs e gravidez indesejada.

Curta tambem, "50 perguntas respondidas sobre sexo", via @SaladadeFrutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário